O Governo Japonês irá estabelecer diretrizes relativas às empresas e direitos humanos
O Governo japonês declarou a sua intenção de elaborar directrizes de devida diligência para as empresas a fim de identificar e prevenir abusos de direitos humanos através das cadeias de abastecimento. Estas directrizes têm por objectivo aumentar a adopção pelas empresas de perspectivas de devida diligência em matéria de direitos humanos. Caso não sejam suficientes, o governo considerará a possibilidade de as transformar em lei.
A Comissão Europeia adotou a proposta de Diretiva sobre o Dever de Diligência das Empresas em Matéria de Sustentabilidade
A 23 de Fevereiro de 2022, a Comissão Europeia divulgou a tão aguardada proposta de directiva sobre o Dever de Diligência das Empresas em Matéria de Sustentabilidade. A Directiva, que foi desenvolvida com base nas conclusões do Estudo sobre os requisitos do dever de diligência através da cadeia de fornecimento, fez um balanço da aceitação limitada, pelas empresas, das expectativas em matéria de direitos humanos e ambientais ao abrigo de legislação não vinculativa e da necessidade de avançar para abordagens mais rigorosas. O objectivo é impor às empresas requisitos de direitos humanos e de devida diligência ambiental, e, em particular, exigir que as empresas:
- Integrem o dever de diligência nas suas estratégias;
- Identifiquem impactos adversos reais ou potenciais nos direitos humanos e no ambiente;
- Previnam ou atenuem potenciais impactos;
- Ponham termo ou minimizem os impactos reais;
- Estabeleçam e mantenham um procedimento de reclamação;
- Controlem a eficácia da estratégia e das medidas em matéria de dever de diligência; e
- Façam comunicações públicas sobre o dever de diligência.
Estas obrigações serão aplicáveis:
+ Empresas da EU:
- Grupo 1: todas as sociedades de responsabilidade limitada da UE com dimensão e poder económico substanciais (com mais de 500 trabalhadores e 150 milhões de EUR de volume de negócios líquido a nível mundial).
- Grupo 2: outras sociedades de responsabilidade limitada que operem em setores definidos de elevado impacto, que não atinjam ambos os limiares do grupo 1, mas com mais de 250 trabalhadores e um volume de negócios líquido de 40 milhões de EUR ou superior a nível mundial. Para estas empresas, as regras começarão a ser aplicáveis dois anos mais tarde do que para o grupo 1.
+ Empresas de países terceiros ativas na UE com um limiar de volume de negócios alinhado pelos grupos 1 e 2, que seja gerado na UE.
Os Estados-Membros terão de designar autoridades administrativas nacionais para supervisionar o cumprimento destas obrigações e poderão impor multas em caso de incumprimento. O projecto de directiva também contém uma disposição sobre responsabilidade civil, uma disposição específica sobre alterações climáticas e estabelece um dever de cuidado para os administradores, exigindo-lhes que tenham em conta as consequências das suas decisões em matéria de sustentabilidade, incluindo os direitos humanos, alterações climáticas e consequências ambientais a curto, médio e longo prazo. Pode encontrar a nossa análise aqui.
A proposta será apresentada para aprovação ao Parlamento Europeu e ao Conselho. Uma vez adoptada, os Estados-membros terão dois anos para transpor a Directiva para as suas legislações nacionais.
A Comissão Europeia publicou a sua Comunicação sobre Trabalho Digno a Nível Mundial
A 23 de Fevereiro de 2022, a Comissão Europeia publicou a sua Comunicação sobre Trabalho Digno a Nível Mundial, com os últimos números sobre trabalho forçado – que diz respeito a 25 milhões de pessoas – e trabalho infantil – que diz respeito a uma em cada dez crianças em todo o mundo. A Comissão indicou também que está a preparar um novo instrumento legislativo para proibir a entrada no mercado da UE de produtos fabricados por trabalho forçado. A Comunicação estabelece os instrumentos já existentes e futuros em quatro áreas:
+ Políticas e iniciativas da comunidade europeia com alcance para além da UE:
- Políticas da UE que estabelecem critérios pioneiros a nível mundial em matéria de responsabilidade e transparência empresarial, tais como a proposta de directiva sobre a devida diligência em matéria de sustentabilidade empresarial e a próxima proposta legislativa sobre trabalho forçado.
- A orientações e disposições legais comunitárias sobre contratos públicos socialmente sustentáveis ajudarão o sector público a liderar através do exemplo.
- As políticas sectoriais da UE, por exemplo relativas a alimentos, minerais e têxteis, reforçarão o respeito pelas normas laborais internacionais.
- Relações bilaterais e regionais da EU:
- Política comercial da UE, que promove as normas internacionais do trabalho.
- O respeito pelos direitos laborais em países terceiros é uma parte essencial das políticas de direitos humanos comunitárias.
- A política de alargamento e de vizinhança da UE, que promove o trabalho decente nos países vizinhos.
+ A UE em fóruns internacionais e multilaterais:
- Apoio da UE à implementação dos instrumentos da ONU sobre trabalho digno, e a contribuição activa da UE para o estabelecimento de normas laborais através da OIT.
- Apoio da UE à reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) para integrar a dimensão social da globalização.
- No G20 e no G7, a UE trabalha com outras potências económicas globais para promover o trabalho digno.
+ Envolvimento com as partes interessadas e em parcerias globais:
- Apoio da UE aos parceiros sociais para assegurar o respeito dos direitos laborais nas cadeias de abastecimento.
- Envolvimento da UE com agentes da sociedade civil para promover ambientes seguros e favoráveis para a sociedade civil.
- Apoio da UE a parcerias globais e iniciativas envolvendo múltiplas partes interessadas no trabalho digno, em áreas como a segurança e saúde no trabalho”.
Com esta iniciativa, a Comissão convida o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu a apoiarem a abordagem exposta na Comunicação e a trabalharem em conjunto para implementar as suas medidas. A Comissão apresentará também relatórios regulares sobre a implementação da Comunicação.
A Plataforma sobre Finanças Sustentáveis apresentou o seu relatório final sobre Taxonomia Social
A 28 de Fevereiro de 2022, a Plataforma sobre Financiamento Sustentável publicou o “Relatório Final sobre Taxonomia Social” que propõe uma estrutura para uma taxonomia social baseada na Taxonomia Ambiental da UE. Prevê-se que esta terá os seguintes aspectos estruturais: “(i) o desenvolvimento de objectivos sociais; (ii) tipos de contribuições substanciais; (iii) critérios de “não causar danos significativos” (DNSH); e (iv) garantias mínimas”. A Taxonomia Social basear-se-ia em três objectivos propostos:
- Trabalho decente (inclusive para os trabalhadores da cadeia de valor);
- Padrões de vida e bem-estar adequados para os utilizadores finais; e
- Comunidades e sociedades inclusivas e sustentáveis.
Sugere-se também que a taxonomia social contenha sub-objectivos que se debrucem sobre diferentes aspectos dos três objectivos sociais mencionados. O relatório final da Plataforma destina-se a apoiar a Comissão Europeia no seu próprio relatório sobre a taxonomia social da UE, que estava previsto ser publicado em 2021.
Comité Olímpico Internacional (COI) sob escrutínio em relação às produções de materiais relacionados com os jogos de inverno
A Human Rights Watch e a Coalition to End Forced Labour in the Uyghur Region (EUFL) criticaram o COI por não ter conduzido uma diligência adequada em matéria de direitos humanos para enfrentar o risco de que os uniformes olímpicos e outros produtos estivessem relacionados com violações dos direitos humanos na região Uyghur da China. A declaração pública surge na sequência de um pedido de informação adicional em 31 de Janeiro, após o COI ter revelado que tinha confiado em auditorias de terceiros aos locais de produção dos seus fornecedores, uma vez que as associações da sociedade civil levantaram questões sobre a credibilidade da auditoria da cadeia de abastecimento na região de Uygur.
New report paper promises? Evaluating the early impact of Australia’s modern slavery act (MSA) shows that companies are non-complaint with the 2018 law
The Paper Promises report examined statements submitted by 102 companies to the Australian Government’s Modern Slavery Register and evaluated the implementation of effective measures to address modern slavery. The document reveals that companies are failing to comply with the mandatory reporting requirements, since “Most companies reviewed demonstrate superficial and incomplete compliance with the reporting requirements of the MSA”. Apart from this, obvious modern slavery risks are not being identified or disclosed and “Less than a third of companies reviewed (27%) could demonstrate that they are taking some form of action against modern slavery risk”.
Effective EU corporate accountability legislation urged by companies and investors
In February 2022, a joint statement was released by more than 100 large and small companies, investors and business associations calling the European Commission to adopt a legislative proposal on mandatory human rights and environmental due diligence (mHREDD). The statement underlined the concerns raised by the delay of the publication of the EU proposal for a mHREDD legislation and outlined some characteristics that should be included in the mentioned legislation, in order to make it effective, such as: the alignment of the legislation with the UNGPs to cover all businesses operating in the EU; due diligence obligations across the whole supply chain; requirements that go beyond tick boxing and credible accountability mechanisms.