đŸ‡”đŸ‡č Review do livro “Business and Human Rights – Ethical, Legal, and Managerial Perspectives”, de Florian Wettstein

Sobre a autora: Maria Miguel Oliveira da Silva Ă© licenciada em Direito pela FDUP e mestre e doutoranda em Direito na NOVA School of Law. Atualmente, Ă© Assistente Convidada da NOVA School of Law, Investigadora Associada do NOVA Knowledge Centre for Business, Human Rights and the Environment e Assessora JurĂ­dica do NOVA Consumer Lab.

 

Florian Wettstein, Business and Human Rights – Ethical, Legal, and Managerial Perspectives, Cambridge, Cambridge University Press, 2022

Autor: Florian Wettstein

Título do E-Book: Business and Human Rights – Ethical, Legal, and Managerial Perspectives

Editora: Cambridge University Press

Ano de publicação: 2022

ISBN: 9781009158374 (epub)

NĂșmero de pĂĄginas: 798 pĂĄginas

 

Neste seu mais recente livro publicado, Florian Wettstein, professor de Business Ethics e diretor do Institute for Business Ethics da Universidade de St. Gallen, na Suíça, apresenta um manual sobre as conexĂ”es entre negĂłcios e direitos humanos (BHR). Aqui, expĂ”e uma perspetiva tendencialmente interdisciplinar para a compreensĂŁo do tema, nĂŁo se esgotando na abordagem jurĂ­dica do tĂłpico, antes atendendo a uma visĂŁo integrada das vertentes legal, Ă©tica e prĂĄtica. Afirmando que aprender BHR nĂŁo se basta com o desprendimento das doutrinas tradicionais que se tĂȘm dedicado ao estudo separado das ĂĄreas dos direitos humanos e dos negĂłcios – “the business as usual” -, o autor assevera que Ă© tambĂ©m emergente a necessidade de se ultrapassar os prĂłprios limites teĂłricos destas disciplinas. PropĂ”e-se, entĂŁo, a construir uma base comum que permita um estudo verdadeiramente inter e multidisciplinar sobre BHR. O leitor verificarĂĄ que o autor cumpre os seus prĂłprios intentos.

O livro encontra-se dividido em cinco partes. Começando por oferecer uma breve passagem pelas matĂ©rias fundamentais de enquadramento do tema, em que se procura colmatar eventuais desconhecimentos que o leitor possa ter e que dificultem a compreensĂŁo do problema como um todo, prossegue com o desenvolvimento de uma das partes basilares do livro: a identificação dos vĂĄrios problemas que dĂŁo origem Ă  disciplina. Enquanto que a primeira parte Ă© dedicada a uma exposição histĂłrico-filosĂłfica do surgimento do movimento dos direitos humanos lato sensu, na segunda parte descreve as diferentes situaçÔes passĂ­veis de configurarem violaçÔes de direitos humanos infligidas por parte de uma empresa, direta ou indiretamente. A terceira parte, dedicada Ă  anĂĄlise dos vĂĄrios prismas sob os quais se pode justificar a responsabilização das empresas pela violação de direitos humanos, antecede o justo desenvolvimento da parte IV, que, por sua vez, analisa os vĂĄrios instrumentos de responsabilização de relevo no Ăąmbito de BHR, dedicando alguma atenção Ă  perspetiva de global governance. Por fim, provavelmente um dos segmentos mais interessantes e de relevo do livro, discute os problemas particulares que se suscitam em indĂșstrias especialmente selecionadas pelas questĂ”es especĂ­ficas que levantam nas suas ĂĄreas de atuação.

Esta obra encerra vĂĄrias potencialidades. Apresenta-se como uma obra de visĂŁo global – uma verdadeira “tour d’horizon” sobre BHR – que agrega diversas matĂ©rias que, em geral, tĂȘm de ser estudadas em manuais autĂłnomos. É uma obra com uma estrutura intuitiva e que apresenta uma linguagem bastante simples e direta, ao contrĂĄrio do que um livro com cerca de 800 pĂĄginas poderia sugerir. Com a sua simplicidade, torna-se num instrumento nĂŁo sĂł de estudo e voltado para a academia, mas revela-se tambĂ©m um instrumento Ăștil Ă  sensibilização em torno do tema junto da comunidade nĂŁo jurĂ­dica. Encontra-se bem documentado, com uma base bibliogrĂĄfica diversificada, ainda que nĂŁo exaustiva.

Em todo o caso, para aqueles que pretendem ter uma visĂŁo de conjunto sobre BHR, recomendo a leitura deste livro. Para os estudantes, a quem o autor dirige a pergunta final da obra, revela-se um livro muito interessante pelo seu potencial englobante no que toca Ă  apresentação do tema a um aluno que se dedica a estas matĂ©rias pela primeira vez. TambĂ©m para os estudantes, sobretudo em nĂ­veis acadĂ©micos mais avançados, o livro Ă© atrativo pois Ă© pontuado por vĂĄrias caixas de sugestĂ”es de perguntas para discussĂŁo e reflexĂŁo, onde alunos que pensam estudar mais aprofundadamente BHR poderĂŁo encontrar potenciais questĂ”es para os seus trabalhos de investigação. Para os professores, revela-se uma ferramenta muito Ăștil se o considerarmos como um guia para a organização da estrutura das aulas, oferecendo materiais de inspiração para a dinamização das aulas, tais como pequenos casos reais e questĂ”es de anĂĄlise e desenvolvimento.

É, por isso, um livro que nĂŁo se revela monĂłtono, muito devido Ă  capacidade do autor em estruturar a obra em capĂ­tulos pequenos, compreensĂ­veis e ilustrados com recurso a casos reais. Mesmo nĂŁo configurando uma obra com um nĂ­vel de aprofundamento teĂłrico elevadĂ­ssimo, Ă© um livro muito completo quanto Ă  vastidĂŁo de temas que se propĂ”e abranger. Assim, o leitor deverĂĄ decidir entre a preferĂȘncia por um livro aprofundado do ponto de vista teĂłrico ou por um “livro-farol”. Se for este Ășltimo o caso do leitor, esta Ă© uma excelente escolha em matĂ©ria de BHR.

Uma vez que o livro nĂŁo consegue abranger todos os problemas que se poderiam suscitar nesta sede em profundidade, poderĂĄ ser interessante que o autor venha a desenvolver algumas sequelas desta obra, desenvolvendo com mais detalhe os desdobramentos dos subtemas que muito bem identifica. O livro cumpre aquilo que promete, sendo um importante contributo para a coesĂŁo desta disciplina que tem emergido nos Ășltimos anos.

 

Citação sugerida: M. M. O. da Silva, ‘Review do livro “Business and Human Rights – Ethical, Legal, and Managerial Perspectives”, de Florian Wettstein’, Nova Centre on Business, Human Rights and the Environment Blog, 16 de Setembro 2022.